HUM-065-CProjeto com resultado
O PAPEL DA LEITURA NA FORMAÇÃO CRÍTICA DOS ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL VITOR MEIRELES
Resumo:
Esse trabalho foi desenvolvido baseado na nossa percepção do cotidiano da escola E.E. Vitor Meireles, a partir da qual notamos que poucos alunos se encontram interessados em livros e textos. Com isso, o projeto teve como objetivo estimular a leitura pelos estudantes e comprovar ou refutar as seguintes hipóteses: os alunos não leem por falta de acesso e desinteresse e a leitura ajuda no desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos. A princípio o projeto foi pensado em uma organização diferente, mas por causa do isolamento social causado pela pandemia do novocorona vírus tivemos que adaptar, então organizamos um questionário para todos os discentes responderem via Google Forms, após a coleta de informações fizemos a análise dos dados desse questionário e identificamos o grupo com o qual queríamos trabalhar. A seguir decidimos qual material usarmos com esse grupo e realizamos os encontros semanais de leitura via Google Meet. Por fim teríamos quefazer a análise das produções de texto dos alunos desse grupo para avaliarmos se o desenvolvimento argumentativo deles havia melhorado ou não, mas embora a pesquisa teórica esteja completa, por causa da continuidade da quarentena foi difícil cumprir com o cronograma inicial e finalizar a pesquisa analisando as produções de texto desses alunos, o que faremos no próximo ano. O desenvolvimento de leituras, para muitos, só acontece no ambiente escolar, por isso pensamos nesse trabalho como ferramenta de formação humanística e de cidadania ativa, com a possibilidade de desenvolvimento de uma autonomia capaz de fornecer consciência crítica para a compreensão do mundo complexo que se desponta no século XXI.
Autoria
Beatriz Ribeiro Francelino, Giullia Jacobucci
Orientação
Andreia Nobrega Minussi, Murilo do Amaral Lula
Instituição
VITOR MEIRELLES - Campinas
Pôster
Vídeo
Caso o vídeo não seja carregado, clique aqui