Mostra de Ciências e Tecnologia Instituto 3M
Formato virtual 08 a 13 de novembro de 2021
Visite a mostra virtual Projetos finalistas Programação Resumo dos projetosCERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO – 13/11/2021 – 16h
O QUE É A 9ª MOSTRA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA INSTITUTO 3M
A Mostra de Ciências e Tecnologia Instituto 3M foi criada para incentivar o espírito científico e a criatividade de jovens estudantes da educação básica e técnica da região metropolitana de Campinas e de Ribeirão Preto.
A 9ª Mostra de Ciências e Tecnologia Instituto 3M integra o Desafio de Inovação Instituto 3M, que tem como principal objetivo a formação de professores para a prática das ciências e a orientação de projetos investigativos realizados por estudantes da educação básica. O Desafio de Inovação Instituto 3M é uma iniciativa do Instituto 3M e conta com a parceria do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), organizador da Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (FEBRACE) e o apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.
Diante das incertezas em relação ao controle da pandemia, a edição de 2021 da Mostra de Ciências e Tecnologia Instituto 3M será no FORMATO VIRTUAL entre os dias 8 a 12 de novembro de 2021, e a premiação no dia 13 de novembro, exibida no Canal do Youtube. Os estudantes terão a oportunidade de apresentar seus projetos, na segurança de suas casas, para os pesquisadores e avaliadores da 3M, participar de palestras e expor seus projetos ao público por meio da Mostra Virtual de Projetos.
QUEM PODE PARTICIPAR
Podem enviar projetos para a 9ª Mostra de Ciências e Tecnologia Instituto 3M, estudantes matriculados em 2021 no 8º ou 9º ano do ensino fundamental, no ensino médio ou no ensino técnico, de escolas públicas e particulares da região metropolitana de Campinas e da Região Metropolitana de Ribeirão Preto, que tenham idade até 20 anos completos, na data da mostra de projetos. Projetos de outras regiões do Estado de São Paulo serão selecionados em caso de vagas remanescentes.
Os projetos podem ser individuais ou em grupo de dois a três alunos, devem ter um professor orientador com mais de 21 anos de idade (e opcionalmente, um coorientador maior de 18 anos) e se enquadrar em uma das Categorias das Ciências e Engenharias. Consulte as categorias no site da FEBRACE.
COMO PARTICIPAR
Orientação de como participar e submeter seu projeto:
TEMA: Para montar um projeto, o primeiro passo é definir o tema. O(s) estudante(s) deve(m) identificar o problema que gostaria(m) de resolver, fatos, fenômenos e/ou situações que deseja(m) entender melhor. Nesta etapa é necessário decidir se o projeto será conduzido individualmente ou em equipe de no máximo três estudantes.
DIÁRIO DE BORDO: Agora o(s) estudante(s) precisa(m) separar um caderno para servir de diário de bordo do projeto. Este diário de bordo será utilizado para registrar e organizar cronologicamente todas as informações do projeto, desde as primeiras ideias e reflexões para a escolha do tema.
PLANO DE PESQUISA: O próximo passo é elaborar o Plano de Pesquisa que deverá conter os seguintes itens: título do projeto, questão ou problema identificado, hipótese científica ou objetivo de engenharia, descrição detalhada dos materiais e métodos (procedimentos) que serão utilizados para verificar a hipótese científica ou para atingir o objetivo de engenharia, o cronograma de ações e a bibliografia principal que o(s) estudante(s) irá(ão) utilizar.
ORIENTADOR / COORIENTADOR: O(s) estudante(s) deve(m) discutir e aprimorar o plano de pesquisa com o professor orientador do projeto. Em alguns casos, pode ser necessário ter também um coorientador (algum outro professor ou profissional especialista de alguma área envolvida no projeto) para ajudar a aprimorar o plano de pesquisa e a acompanhar e orientar o desenvolvimento do projeto.
QUESTÕES ÉTICAS E DE SEGURANÇA: Antes de qualquer experimento é importante verificar se alguma regra especial aplica-se ao projeto. No site da FEBRACE questões éticas e de segurança, tem uma seção com informações sobre este tema.
DESENVOLVIMENTO: O(s) estudante(s) deve(m) conduzir o projeto, de acordo com o plano de pesquisa, seguindo o Método Científico ou de Engenharia. O projeto deverá ser conduzido por um estudante (ou por uma equipe de no máximo três estudantes) sob o acompanhamento e a orientação de um professor orientador /coorientador. O andamento do projeto deverá ser registrado pelo(s) estudante(s) no diário de bordo.
Ao longo do desenvolvimento, devem-se registrar todas as etapas realizadas, anotando detalhadamente e precisamente todos os fatos, passos, observações, descobertas, indagações, investigações, entrevistas, testes, resultados e análises.
As fontes de informação, em livros, jornais e internet, devem ser verificadas, principalmente quanto à confiabilidade da fonte. O(s) estudante(s) deve(m) anotar os dados completos do local em que encontraram cada informação a ser utilizada na pesquisa, para citarem todas de forma adequada.
RELATÓRIO: A partir de todas as anotações no diário de bordo, deve ser elaborado o relatório do projeto. O relatório deverá conter de forma detalhada o desenvolvimento do projeto, os resultados alcançados e as suas conclusões. A estrutura básica recomendada para o relatório deverá conter: folha de rosto, sumário, resumo do projeto, introdução, objetivos e relevância do trabalho, desenvolvimento do projeto, resultados, conclusões e referências bibliográficas.
VÍDEO: O vídeo deve descrever qual o objetivo do seu projeto e quais os resultados alcançados, e despertar o interesse do público para ler o seu resumo e o pôster.
Dicas de Preparação do Conteúdo: O seu vídeo precisa ter começo, meio e fim e com conteúdos específicos, detalhados na seção Roteiro. Recomendamos que o vídeo tenha até cinco minutos de duração.
Início/Introdução – você precisa despertar o interesse do ouvinte para que ele ouça o que você quer falar. Esse é o momento de você se apresentar (nome, cidade e estado), falar o título do seu projeto, que deve sintetizar a mensagem principal, na sequência apresente a questão problema e/ou objetivos e, qual o principal benefício que seu projeto trará para a sociedade.
Meio/Desenvolvimento – você deve fazer o desenvolvimento do tema através de tópicos. Escolha os pontos principais. Não tente falar tudo sobre seu tema. Lembre-se que recomendamos que o vídeo tenha até cinco minutos de duração. Nesse momento você deve apresentar como foi conduzido o projeto, quais são as hipóteses e como foram levantados os dados. Apresente argumentos que sustentem o objetivo proposto.
Fim/Conclusão – você deve finalizar seu vídeo apresentando os resultados obtidos. Deixe claro para o ouvinte o que pode ser respondido com o seu projeto. Você precisa responder a pergunta ou promessa gerada na introdução.
Seja criativo na produção do vídeo, mas não esqueça de que é importante ser bastante claro e objetivo na linguagem e na expressão de suas ideias, para que todos possam compreender.
Ao preparar o texto do vídeo, prepare o conteúdo com explicações breves e de fácil compreensão.
Seja objetivo e fale com clareza, em tom e velocidade médios.
O vídeo pode ser algo mais pessoal, utilizando uma linguagem coloquial, cotidiana e concisa. Fuja da linguagem rebuscada e de termos muito técnicos.
Roteiro para o vídeo para atender o quesito de avaliação:
O conteúdo de seu vídeo passará a ser muito importante na avaliação. Procure em seu vídeo explorar os assuntos levantados pelas seguintes perguntas:
– Como você teve a ideia do projeto? Como planejou sua pesquisa? Qual é a hipótese que você quis testar ou qual é o problema que você quis resolver? Como testou suas ideias? Como você analisou os resultados? O que você conclui? Quais são os próximos passos da pesquisa?
ENVIO DO PROJETO: Você já pode acessar a plataforma PROJETOSFERA para iniciar o cadastro de seu projeto e das informações dos seus participantes, mesmo antes da finalização do projeto.
As documentações do projeto, incluindo Resumo, Relatório, Pôster, Vídeo e Foto devem ser enviadas pela PROJETOSFERA. Você encontra um Tutorial sobre como realizar o seu cadastro AQUI.
Para o dia 11/10/2021, todos os interessados deveráo enviar as documentações do projeto, incluindo Resumo e Relatório.
Projetos selecionados para a Mostra de C&T 3M e anunciados no dia 19/10/2021 deverão enviar até o 03/11/2021, o Poster, Vídeo e Foto.
Pôster, Vídeo e Foto devem ser enviadas pela PROJETOSFERA.
Atenção para o envio do seu vídeo: Prepare o seu Vídeo e faça o upload dele no Youtube. Acesse a PROJETOSFERA e envie o link do seu vídeo.
Veja como postar um vídeo no Youtube no link: https://support.google.com/youtube/answer/57407?hl=pt-BR.
Apenas os cadastros completos poderão participar da 9ª Mostra de Ciências e Tecnologia Instituto 3M.
ENVIO DA FOTO DA EQUPE: incluindo os estudantes autores, o orientador(a) e o coorientador(a) se possuir. Esta foto será utilizada durante a Cerimônia de Premiação. Se não possuir uma foto com todos os autores juntos, vocês podem enviar uma montagem. Dimensões da foto: A foto deve ser quadrada, com dimensões máximas de 1080px por 1080px.
PARTICIPAÇÃO DO FINALISTA – AVALIAÇÃO E MOSTRA VIRTUAL
A Mostra Virtual de Ciências e Tecnologia I3M ocorrerá em plataforma online, com vagas para 100 projetos investigativos desenvolvidos por estudantes da educação básica e técnica da região metropolitana de Campinas e Ribeirão Preto, nas sete categorias do conhecimento: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências da Saúde, Ciências Sociais e Engenharia.
A Mostra Virtual será aberta a convidados, comunidade 3M e público geral e acontecerá de 8 a 12 de novembro de 2021.
Os estudantes finalistas devem apresentar seu projeto, para um Comitê de Avaliação composto por pesquisadores da USP, do LSI-TEC e profissionais voluntários da 3M. A avaliação será pela plataforma Zoom Education, nos dias 8, 9 e 10 de novembro de 2021.
Durante o evento o Comitê de Avaliação avaliará as competências e conhecimentos escolhendo os primeiros, segundos e terceiros lugares de cada categoria que recebem certificados, medalhas e troféus.
A avaliação é feita por meio da apreciação detalhada de todo o material produzido pelo finalista (relatório, pôster, vídeo, maquete ou protótipo), bem como sua apresentação oral e desenvoltura em responder questões formuladas pelos avaliadores (avaliação online).
PREMIAÇÃO – Classificação Geral
Os estudantes e professores de projetos classificados em 1º lugar receberão uma medalha e um certificado por pessoa, e o valor de R$ 1.100,00 (hum mil, cem reais) e um troféu por projeto para a equipe vencedora.
Os estudantes e professores de projetos classificados em 2º lugar receberão uma medalha e um certificado por pessoa e o valor de R$ 900,00 (novecentos reais) por projeto para a equipe vencedora.
Os estudantes e professores de projetos classificados em 3º lugar receberão uma medalha e um certificado por pessoa e o valor de R$ 700,00 (setecentos reais) por projeto para a equipe vencedora.
Esta premiação se aplica a todos os estudantes e professores inscritos na 9ª Mostra C&T
PREMIAÇÃO – Professor Mobilizador
O prêmio Professor Mobilizador tem por objetivo reconhecer 3 professores orientadores que participaram do curso de Formação para a Prática da Ciência na Educação Básica em 2021 segundo os seguintes critérios:
- quantidade de projetos inscritos na 9ª Mostra;
- quantidade de pessoas externas envolvidas (professores, pais, apoio de especialistas) no desenvolvimento dos projetos na escola;
- participação efetiva no curso de formação (presença nos encontros, realização das tarefas, contribuições aos colegas…);
- demonstração de superação de dificuldades encontradas considerando o contexto do professor e da escola.
Os professores que ficarem em 2º e 3º lugar receberão um certificado, e o professor que ficar em 1º lugar, receberá um curso complementar de Língua Inglesa, online, por 1 ano.
Esta premiação se aplica somente aos professores inscritos no curso de Formação para a Prática da Ciência na Educação Básica em 2021
PREMIAÇÃO – Escola de Destaque
O prêmio Escola de Destaque tem por objetivo reconhecer três escolas que apoiaram a orientação de projetos científicos segundo os seguintes critérios:
- ter no corpo docente pelo menos um professor cursista concluinte no curso de Formação para a Prática da Ciência na Educação Básica em 2021;
- número de professores cursistas na formação em 2021;
- declaração dos professores cursistas quanto ao apoio efetivo da gestão (possibilidade de troca de horário, liberação de uso de material, uso de espaços escolares, valorização da atividade);
Será concedida uma placa de reconhecimento para cada escola de destaque.
Esta premiação se aplica somente às escolas de professores inscritos no curso de Formação para a Prática da Ciência na Educação Básica em 2021.
PREMIAÇÃO – Escola Pioneira
O Edital Escola Pioneira é uma iniciativa do Instituto 3M e tem por objetivo incentivar o desenvolvimento e a disseminação de práticas educativas de sucesso por meio de projetos de ciências investigativos.
Podem participar escolas que possuem professores cursistas no Desafio de Inovação Instituto 3M 2021, eixo Programa de Formação para a Prática das Ciências na Educação Básica.
As inscrições devem ser feitas até 11 de outubro de 2021 pelo formulário acessível no link: https://bit.ly/form3MEP21
A partir das inscrições, será escolhida a Escola Pioneira 2021 e receberá como prêmio na forma de bens duráveis, bens de consumo ou prestação de serviços, o equivalente a R$ 20.000,00 (vinte mil reais), para o desenvolvimento e continuidade de projetos de ciências investigativos na unidade escolar. O repasse dos bens duráveis para a Escola Pioneira 2021 será por meio de Comodato.
Para mais informações sobre o Prêmio Escola Pioneira consulte o edital clicando aqui.
Os prêmios aqui listados, com exceção dos Projetos Finalistas da 9ª Mostra de Ciências e Tecnologias Instituto 3M, não poderão ser convertidos em dinheiro, são pessoais e intransferíveis.
Programação
08/11 SEGUNDA |
09/11 TERÇA |
10/11 QUARTA |
11/11 QUINTA |
12/11 SEXTA |
13/11 SABADO |
|
---|---|---|---|---|---|---|
Mostra Virtual | Mostra Virtual | Mostra Virtual | Mostra Virtual | Mostra Virtual | Mostra Virtual | |
08:45 | Abertura | |||||
09:00 | BANCAS DE AVALIAÇÃO | BANCAS DE AVALIAÇÃO | ||||
09:30 | ||||||
10:00 | PALESTRA Ciência Aplicada à Vida Paulo Gandolfi |
|||||
10:30 | ||||||
12:00 – 13:00 | INTERVALO | INTERVALO | INTERVALO | |||
13:00 – 16:00 | BANCAS DE AVALIAÇÃO | BANCAS DE AVALIAÇÃO | BANCAS DE AVALIAÇÃO | |||
16:00 – 17:00 | PAINEL Professores Inspiradores |
PAINEL Estudantes Inspiradores |
PREMIAÇÃO | |||
17:00 – 18:00 | PAINEL Mulheres nas Ciências |
Edições anteriores
- 2020 – VIII Mostra: Lista de Finalistas | Anais | Lista de Premiados | Vídeo da mostra
- 2019 – VII Mostra: Lista de Finalistas | Anais | Lista de Premiados | Vídeo da mostra
- 2018 – VI Mostra: Lista de Finalistas | Anais | Lista de Premiados | Vídeo da mostra
- 2017 – V Mostra: Lista de Finalistas | Anais | Lista de Premiados | Vídeo da mostra
- 2016 – IV Mostra: Lista de Finalistas Anais | Lista de Premiados | Vídeo da mostra
- 2015 – III Mostra: Lista de Finalistas | Anais | Lista de Premiados | Vídeo da mostra
- 2014 – II Mostra: Lista de Finalistas | Lista de Premiados | Vídeo da mostra