HUM-061-CProjeto com resultado
ESTILOS DE APRENDIZAGEM: UM OLHAR À LUZ DA TEORIA VARK
Resumo:
No século 20, diversos autores tinham a preocupação de analisar e pesquisar sobre o que poderia influenciar na aprendizagem dos estudantes de todas as idades. Por volta dos anos 70, muitos autores começaram a relacionar as preferências dos estudantes em captar, processar e expelir as informações com a forma como eles aprendiam. Destes estudos, muitos autores começaram a usar o termo "estilo de aprendizagem" para indicar as preferências do aluno em determinadas metodologias de ensino. Dentre estes autores, se destacam Kolb, Myers e Briggs, Felder e Silverman e Felming e Mills, que desenvolveram o modelo VARK. Diante da importância do tema para os estudantes do ensino médio, o presente trabalho tem por objetivo estudar a teoria dos estilos de aprendizagem e, tomando como base o modelo VARK, destacar a importância da identificação do perfil de aprendizagem para alunos e professores. Este trabalho tem como objetivos secundários compreender as características de cada estilo de aprendizagem, identificar metodologias de estudo que são mais efetivas de acordo com a predominância do aluno e analisar de que forma aluno e professor podem utilizar essa teoria para auxiliar a assimilação dos conteúdos. Procurando analisar quais benefícios a identificação do perfil do aluno pode promover para sua aprendizagem, foi feito um estudo de caso na ETEC Ferrucio Humberto Gazzeta com os alunos dos terceiros anos dos cursos de administração, marketing e informática integrados ao ensino médio e com os professores da instituição. O estudo ocorreu por meio de um encontro online para apresentação do tema e aplicação do teste VARK. Para a coleta de dados, foi usado um formulário online para analisar a percepção dos participantes sobre os resultados dos testes e para verificar se a importância da identificação do perfil de aprendizagem foi compreendida pelos estudantes e professores.
Autoria
Bruno Henrique Pereira Salviano, Geazi dos Santos Pereira, Lucas Rodrigues Candido
Orientação
Ana Cristina Souza Hatano, Bruna Rodrigues Viotto da Cruz
Instituição
NOVA ODESSA ETEC DE - Nova Odessa
Pôster
Vídeo
Caso o vídeo não seja carregado, clique aqui