EXA-042-CProjeto com resultado
BRINCANDO COM A MATEMÁTICA: “DIVERSIDADE DO ENSINO POR MEIO DE JOGOS LÚDICOS”
Resumo:
O presente trabalho visa ensinar a matemática através da utilização de jogos lúdicos, diversificando o ensino comum visto por muitos apenas como memorização. A falta de motivação foi indicada como a principal causa do desinteresse dos alunos, quase sempre acarretada pela metodologia utilizada pelo professor ao repassar os conteúdos. Para despertar o interesse do aluno para a aprendizagem é necessário o uso de uma linguagem atraente, capaz de aproximá-lo o máximo possível da realidade, transformando os conteúdos em vivência. Portanto, o objetivo deste trabalho é contribuir com a educação, demonstrando que os jogos podem colaborar no processo de ensino e aprendizagem, de forma diferenciada, dinâmica e atrativa. Por meio de atividades lúdicas o professor pode colaborar com a elaboração de conceitos; reforçar conteúdos; promover a sociabilidade entre os alunos; trabalhar a criatividade, o espírito de competição e a cooperação. Os jogos fascinam as pessoas, que lutam pela vitória procurando entender os mecanismos deles, o que constitui de uma técnica na qual os alunos aprendem brincando; no entanto, queremos deixar claro que os jogos devem ser vistos como apoio, auxiliando no processo educativo. A intenção é criar jogos originais utilizando recursos de baixo custo e muita criatividade para desenvolver conteúdos de matemática, propiciando uma interação entre o aluno e o professor. Portanto, apresentaremos NOVE jogos envolvendo conteúdos que contemplem do infantil, fundamental ao médio, possíveis de serem trabalhados em sala de aula, buscando uma metodologia inovadora e atraente para ensinar de forma mais prazerosa e interessante. Tomamos como base a abordagem do livro “Aprender Pensando” de Terezinha Nunes Carraher, no qual sugere ao professor que ensine pensando e não repetindo mecanicamente os processos de um determinado método de ensino e assim leve o aluno a entender o seu ponto de vista sobre aquela situação problema, guiando-o a novas descobertas e novas possíveis soluções.
Autoria
Lauryn Letícia Klaus, Lívia Maria Albertino, Pablo Eduardo de Oliveira Pultz
Orientação
Aber Hilton Vizoto Galhardo, Carlos Henrique Pavoni Cherbo
Instituição
MARIA JOAQUINA DE ARRUDA PROFESSORA - Leme
Pôster
Vídeo
Caso o vídeo não seja carregado, clique aqui