AGR-006-CProjeto com resultado
HORTA COMUNITÁRIA
Resumo:
A Horta Comunitária da Escola do SESI de Sertãozinho é um projeto de engenharia que possui em suas várias etapas, conceitos e práticas de trabalho em equipe, resgate das origens do cultivo de alimentos da terra, construção de tecnologias inovadoras, além da criação de um sistema robótico de irrigação inteligente.
É utilizado o método STEAM de aprendizagem, que conecta várias disciplinas como: Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática.
É identificado o problema, no qual se refere a um espaço ocioso na unidade escolar, e faz com que os alunos e professores criem um projeto que dê vida ao local. A ideia de criar uma Horta Comunitária faz com que a convivência exista no meio de pesquisas, tecnologias e aprendizagens lúdicas.
Construir antes de consumir; o aluno será um construtor de seu próprio projeto, antes de utilizá-lo precisa construí-lo, e isto desde muito cedo, pois ao final deste processo serão verdadeiros produtores de conteúdos. Diante disso, a hipótese deste trabalho possibilita construir uma horta comunitária, onde os alunos possam plantar hortaliças e legumes, pesquisar sobre estes e utilizar ferramentas de desenvolvimento tecnológico capazes de criarem um sistema de irrigação automatizada.
A síntese é realizada no laboratório educacional de informática denominado LIE 02. No mês de fevereiro/2020, foram realizados testes com a linguagem de programação e a utilização de sensores de umidade de solo, que foram criados três estágios: 1-) com terra seca, 2-) úmida e 3-) muito úmida, para que os sensores detectassem os valores e pudessem reagir diante de cada situação.
Após esta etapa, é realizado mais testes na programação e efetivados nos próprios canteiros. A criação de algumas planilhas para controle dos grupos é introduzida no projeto para acompanhamento das medições, cada grupo é composto por 4 alunos, que semeia seu próprio canteiro e recebe uma outra planilha de acompanhamento da fertilização e também de recolhimento dos matos.
É observado que o trabalho em equipe funcionou muito bem, assim como a atuação dos sensores conectados à uma válvula solenoide para ligar e desligar a irrigação conforme os valores lidos nas variáveis do sistema.
Autoria
Antonio Carlos Carrasco Filho, Maria Eduarda Alemirio Andrade
Orientação
Eduardo Salomão Mansur
Instituição
SESI 241 CENTRO EDUCACIONAL - Sertãozinho
Pôster
Vídeo
Caso o vídeo não seja carregado, clique aqui